Crianças e o mundo digital: porque controlar a acesso dos pequeninos

A internet ampliou de uma forma impossível de mensurar as possibilidades de pesquisas, aprendizados e conhecimentos. E as crianças, curiosas e espertas que são, logo se inseriram neste fantástico mundo digital.

Realizar pesquisas escolas, conversar com amigos e descobrir curiosidades sobre qualquer lugar do mundo ficou muito mais fácil com a chegada da internet, por isso sua utilização normalmente é estimulado pelos pais e pela escola, mas é preciso estar atento à forma como as crianças estão utilizando esta ferramenta.

Nem só de coisas boas é criada o mundo digital. Estamos cercados de pessoas má intencionadas que acham na internet uma possibilidade de aplicar golpes a distância. Os impostores atraem até adultos, mas veem na criança um alvo ainda mais fácil de manipular.

Infelizmente nem todos os sites são responsáveis como o  betclic código promocional que sempre faz questão de informar a faixa etária adequada, assim torna-se comum crianças acessarem sites indevidos ou manterem conversas em chats on line com pessoas desconhecidas. Estas pessoas podem aplicar vírus em computadores distantes, descobrir senhas pessoais, obter informações sobre a rotina familiar, estimular a disseminação de informações falsas ou cruéis e até praticar exploração sexual.

Conversa por chat costuma ser uma forma fácil de entrar na intimidade das crianças. Atraídas por um papo amigável, que parece ser de uma pessoa da mesma faixa etária, as crianças aos poucos criam vínculo afetivo e confiança para falar e se expor de todas as formas, estes manipuladores são chamados Grooming.

Por vezes a internet é utilizada também para praticar ou disseminar atos de constrangimento e bulling e os adultos devem estar atentos porque para as crianças pode parecer uma simples brincadeira. A ONU publicou uma estatística informando que 55% dos jovens latino-americanos já sofreram algum tipo de bullying virtual.

Os pais devem estar sempre por perto

É importante supervisionar as crianças para:

Orientar sobre os perigos da internet

As crianças devem ter ciência de a internet é um local aberto e muitas pessoas estão má intencionadas. Então cuidado com fotos, conversas e publicações.

Acompanhar a escolha de sites junto aos filhos

Sites novos vão surgir a todo momento e muitas vezes as crianças não têm maturidade para entender as malícias de certas publicações, então esteja sempre por perto.

Limitar tempo de uso

A criança tem que aprender que nem todo tempo livre deve ser destinado à internet, estabeleça um limite de tempo para os dias da semana e para os finais de semana. Aquela ideia de primeiro a obrigação e depois a diversão também sempre é válida.

Bloquear o acesso

Tanto o computador como o celular possuem ferramentas que permitem os pais a bloquearem a acesso a sites adultos ou a assuntos que julgam não ser convenientes aos filhos.

Proibir o uso com certeza não é a melhor opção, afinal o acesso a internet está cada vez mais fácil e em algum momento seu filho terá contato com a rede, por isso neste momento é importante que ele saiba se comportar de forma responsável e segura.

Top