A importância do esporte em nossa educação

A atividade esportiva, além de proporcionar uma vida saudável e o corpo em forma, vai mais além do que o treino físico. A oportunidade de solucionar problemas podendo ser individualmente ou em equipe, requer um esforço mental e de comunicação, o qual dão uma sensação de satisfação e êxito.

Como já é normal no sistema escolástico do Brasil, e em quase todo o mundo, as escolas para crianças e adolescentes já incluem a atividade esportiva (ou o que chamamos de “educação física”) como disciplina obrigatória no cronograma escolar para as crianças e adolescentes. Estudos mostram que a prática de esportes tendem a melhorar habilidades úteis para todos os dias como a tolerância, paciência, desenvolvimento da habilidade de liderança e trabalho em equipe.

Praticar atividade física é importante na infância e também na vida adulta. Existem diversos tipos de esportes para todos os gostos e idades, até mesmo jogos eletrônicos, os quais vem mostrando cada vez mais a capacidade de desenvolver o raciocínio lógico e resolução de problemas através de uma maneira divertida, como caçar um bônus de apostas no codigo-de-bonus.com.

Atividade esportiva nas escolas

Desde cedo a atividade esportiva realiza efeitos positivos nas crianças, mesmo que eles absorvam de uma maneira completamente diferente que os adultos. Através dos esportes, as crianças aprendem diversas habilidade de forma inconsciente enquanto fazem o que mais gostam: se divertir.

A comunicação verbal, por muitas vezes não basta para o ensinamento a criançada. Saber sobre os seus próprios limites, hierarquia e responsabilidade, são de um papel fundamental para o ensinamento infantil, tais estes que ajudam a quebrar barreiras na escola, dentro de casa e durante a vida inteira.

Atividades como futebol, handebol e basquete, ajudam a criança a começar com a prática do trabalho em equipe desde cedo, estes que será muito necessário durante a vida profissional e social. Já outras atividades como o slackline e o xadrez, os quais estimulam o focus e paciência de modo a alcançar o objetivo, age de maneira importante a concentração do aluno para o aprendizado escolar, de manter a responsabilidade e de cumprir com o que foi acordado, estas que se estendem também para casa, com as pequenas tarefas domésticas e outras responsabilidades pessoais

Exercícios na vida adulta

A rotina e vida cotidiana adulta nos horários de tráfego, o stress do trabalho, ou problemas pessoais, terminam tomando boa parte do nosso foco mental. Por isso, é muito recomendável até mesmo por médicos, que reservamos uma parte de nosso tempo para a exercitação do que mais gostamos de fazer, seja através de esportes ou praticando pintura por exemplo, para dar espaço ao cérebro a recarregar o esgotamento mental e a reconectar consigo próprio. A prática de esporte ajuda o nosso corpo a liberar serotonina e dopamina em nosso cérebro, estas que são responsáveis por dar-nos a sensação de felicidade e bem estar, além de combater doenças como o sedentarismo e doenças cardiovasculares.

Por isso, além de motivar seu filho a prática do esporte que ele mais se identifica, não se esqueça que o aprendizado nunca possuí fim para aqueles que não criam barreiras. Encontre a atividade que te deixa mais feliz e satisfeito, e se esforce para melhorar suas habilidades e o retorno será sempre positivo.

Top